18-03-2020

Estilo Bauhaus: como reproduzir o estilo em casa?

Uma das grandes referências em arquitetura e design de interiores para os profissionais do segmento foi a Escola de Arte Bauhaus, fundada na Alemanha no século 20 como uma escola de artes. 

Durante os anos de 1919 a 1933, a instituição evoluiu e se firmou como a precursora do modernismo, iniciando o movimento Bauhaus. 

Assim, as ideias surgidas naquele espaço de arte tiveram um impacto muito além da própria escola, de suas localizações e de seu tempo. 

O movimento Bauhaus teve grande influência nos estilos e no design de produtos e mobiliários que conhecemos hoje. 

Por isso, neste artigo, a Interfloor – especialista em pisos vinílicos de madeira – vai mostrar um pouco das características do movimento e sua representação por meio das mais variadas cores, estilos e formas na decoração moderna atual. 

Escola Bauhaus: missão de fortalecer a relação entre artistas e comerciantes da época

Antes mesmo da fundação da instituição em Weimar (Alemanha), seu fundador, Walter Gropius, já integrava iniciativas de promoção do fortalecimento do vínculo entre comerciantes, artistas e indústrias da região.

O objetivo da Escola era difundir uma filosofia moderna de design nas mais diversas áreas, como a arquitetura, a decoração, a fotografia, a escultura, o design industrial e até a publicidade, dentre muitos outros. 

Além de envolver artistas talentosos de diferentes áreas, o projeto da Bauhaus foi um divisor de águas. Isso porque conectou artistas e máquinas, superando os desafios da produção em massa de design. 

Características da Bauhaus

Uma das principais características do movimento Bauhaus foi o foco no funcionalismo. 

Ou seja, toda obra deve seguir um propósito, atendendo-o do início ao fim. Da mesma forma, as obras devem ser acessíveis a todo tipo de público, sendo capazes de passar por uma produção em grande escala. 

Assim, todos esses conceitos realmente influenciaram a produção de mobiliários funcionais e objetos de design, tal qual conhecemos hoje.  

Um exemplo histórico são as mesinhas aninhadas de Marcel Breuer, arquiteto e designer húngaro-americano. 

Feitas em aço tubular e com estruturas metálicas, as mesinhas podem ser encaixadas umas sobre as outras, liberando espaço no ambiente. 

Além disso, são usadas tanto como mesas quanto como cadeiras. 

O estilo Bauhaus em sua casa

Nos 100 anos de Bauhaus, a celebração em grande estilo pode ser dentro do seu lar! 

Com o design moderno trazido por esse movimento, você pode decorar sua casa com mobiliários e objetos funcionais, além de revestir pisos e paredes com pisos vinílicos e rodapé de PVC.

Tanto o piso quanto o rodapé estão em alta nos projetos de decoração e trazem mais praticidade, beleza, charme, versatilidade e um novo conceito para os ambientes. 

Além disso, esses produtos podem seguir o estilo Bauhaus quanto à mistura de cores, texturas e formas, já que a instalação do piso vinílico é fácil e permite criar diferentes desenhos no piso, na parede e até no teto.

A Interfloor é especialista na fabricação de pisos PVC em régua e em placas, além de fabricar mantas vinílicas de alta qualidade. 

Com os pisos vinílicos da Interfloor, sua casa fica mais bonita e dentro das tendências de um movimento em que as formas simples e os materiais versáteis têm grande valor!

Fale com um de nossos consultores!

 

Fonte: imagem retirada do blog da Bauhaus

 

WhatsApp Fale Conosco!